quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

A SOLIDARIEDADE MAÇÔNICA

Vocês já perceberam que entre todos os seres vivos, entre todas as espécies, predominam três formas de relação – a de concorrência, a de antipatia, e a de complementaridade? E que esta última, mais conhecida como “solidariedade”, tem sido a base de todas as utopias humanas. E que por mais que lute ou estude racionalmente o assunto à humanidade permanece carente desta “qualidade de vida”.
Um dos mais sublimes deveres do maçom consiste na prática da solidariedade (...cabendo-vos a prática constante das virtudes, socorrer os irmãos em suas aflições e necessidades, encaminhá-los na senda da virtude, desviá-los da prática do mal e estimulá-los a fazerem o bem, dando-lhes exemplos de Tolerância, Justiça e respeito à Liberdade, exigências primordiais de nossa Sublime Instituição).
Uma ação conjunta das diversas Potências nesse aspecto poderia trazer paz e contentamento aos que estão aflitos.
Mas a solidariedade maçônica não se restringe apenas no aspecto material: ela é infinitamente mais abrangente e divina.
O verdadeiro maçom pratica o bem e leva sua solicitude aos infelizes, quaisquer que sejam eles, na medida de suas forças, de modo sigiloso e sem humilhar o necessitado. O maçom deve, pois, repelir, com sinceridade e desprezo, o egoísmo e a imoralidade.
Os ensinamentos maçônicos induzem seus adeptos a dedicarem-se à felicidade de seus semelhantes, não porque a razão e a justiça lhe imponham esse dever, mas porque esse sentimento de solidariedade é a qualidade inata que os fez filhos comuns do Grande Arquiteto do Universo e amigos de todos os homens, fiéis observadores da Lei do Amor Universal.
Em obediência a esses princípios, o objetivo da Loja Maçônica é manter, em sempre crescente progresso para a Maçonaria, o seu antigo e verdadeiro caráter de apostolado da mais alta moralidade, da prática das virtudes, da LIBERDADE, da IGUALDADE e da FRATERNIDADE, com consciente subordinação, disciplina e leal fraternidade, a fim de que os Maçons, ampliando e fortificando todas as faculdades morais e espirituais, possam cumprir seus mútuos deveres e infundir, nos usos e costumes da sociedade civil, os sãos princípios da filosofia humanitária.
A solidariedade é um caminho para a amizade(amor ético), a mais bela forma de relação social, a que mais gera valores e amplia a liberdade humana. Na solidariedade, redescobrimos o sentido o sentido original da palavra respeito, que nada tem a ver com temor e obediência, mas sim com atenção integral a alguém. Na solidariedade, percebemos a beleza da partilha, da ação em conjunto. E a percepção dessa beleza, em si, suscita valores essenciais, como o amor, a paz, a liberdade, a meditação, a evolução e a harmonia.
A solidariedade, entretanto, precisa distinguir-se da bondade, que pode ser unilateral. Quando somos solidários, de certa forma vamos além da bondade, porque participamos de um movimento social nascente, que pode incluir duas os mais pessoas. A solidariedade também difere do envolvimento romântico, porque, ao contrário deste, preserva-se na solidariedade a individualidade do outro e a nossa própria liberdade e prudência. O ser solidário não é vítima do apego ou do ciúme patológico, simplesmente porque se recusa a congelar a imagem que tem do outro e de si mesmo, podendo, por isso, estender a solidariedade às transformações do outro, desde que haja reciprocidade.
A solidariedade é uma arte, a arte da conquista de uma relação social autêntica, que permite o desenvolvimento do potencial humano e dele depende. É uma abertura de horizontes no caminho, não é o caminho todo, não é um produto, mas um processo. O mistério deste processo, entretanto, apresenta-se inteligível para os envolvidos, embora não seja racionalizável. Exige inteligência diferente, interpessoal, emocional, aberta à intuição, ao sentimento e á percepção. A solidariedade, assim concebida, é pré-condição ao labor interdisciplinar.
Solidariedade é a essência do Evangelho, é a maior e mais eficaz arma contra o Maligno. Solidariedade é aquele princípio fundamental que Jesus nos deu quando disse: Batei e lhe será aberto e pedir e recebereis.
Nós maçons temos o compromisso de trabalhar a pedra bruta da solidariedade humana visando a um mundo melhor para nossos semelhantes

2 comentários:

  1. Solidariedade é a ação espontânea dirigida ao próximo, como se fosse a nós mesmos.A solidariedade maçônica vai ao auxílio dos menos favorecidos, quaisquer que sejam suas convicções religiosas, políticas ou sociais. O objetivo é reanimar a coragem daqueles que nada mais esperam.

    ResponderExcluir
  2. Sou Antônia Avelino de Sousa,Sou mulher mãe de três crianças, já leir tudo sobre o maçonaria,gosto muito e uma pena que eu não posso entrar ,mas de verdade estou aqui por outro motivo , tô desempregado , morro de aluguel, não tenho pra aonde ir ao ser pra.rua com minhas filhas.sao Sorahia de 17.anos ,Sarah 13,anos e Raquel 08 anos Estou aqui pedindo socorro os macoes , porque eu acredito na religião vcs praticam .
    Contato 11 943591280.

    ResponderExcluir